sábado, 20 de julho de 2013

No tempo dos meus avós...

No vosso tempo era assim...mas no meu não...

Depois de sermos pais toda a gente opina, toda a gente tem curso de medicina e toda a gente sabe como se faz e executa, são verdades quase empíricas que a mim me irritam profundamente.

Ainda bem que os tempos mudaram e as coisas evoluíram, ainda bem que não ficamos presos ao passado e isso acontece porque tentamos coisas novas e se forem funcionais passamos a fazer dessa maneira.

"tens muito leite? Olha come bacalhau que dizem que estimula o leite, cerveja preta também."
 
- SIM TENHO MUITO LEITE GRAÇAS A DEUS, mas se continuar com essas perguntas tipo merda se calhar passo a não ter. E se não tivesse leite suficiente o mercado já tem estimulantes para o efeito, não preciso de andar a comer pataniscas e emborrachar-me de cerveja.

"tem gases? no meu tempo massajávamos o rabinho do bebe com um talo de couve"
 
-WTF?!? Eu olho para as couves e não vejo nenhum talo suficientemente pequeno para enfiar no rabo da minha filha!!!

outra:

"no meu tempo esfregávamos azeite quente na barriga do bebe e passavam as cólicas"
 
-Qual é o segredo? o azeite ou a temperatura? E a acidez, 0,7 ou 1,5? Depois disso é no forno ou na frigideira?
Já ouviram falar em óleos de massagem? cheirosinhos e tudo?

"Está assada? deve ser das fraldas serem descartáveis, no meu tempo usávamos de pano"
 
- É..é isso mesmo, vou andar a lavar fraldas de pano o dia todo, aliás, vou já mandar instalar um tanque ali no quintal para que não me falte nada. Está assada, lavamos o rabinho com betadine e deixamos o rabinho ao leu o tempo que for possível, já agora outro truque que funciona é lavar com agua e amido de milho (maizena). Depois um bom creme e é meio caminho andado para melhorar.

"Então mas vai começar com as papas? Depois não vai gostar de sopa, no meu tempo..."
 
- Pois é, mas no meu tempo começa pelas papas e a explicação é muito simples e lógica, começa pelas papas porque tem todos os nutrientes que um bebé precisa e as sopas não. Na transição para a alimentação diversificada nem todas as crianças se adaptam da mesma maneira e por vezes nem duas colheres de sopa comem, e existe alguma diferença entre duas colheres de sopa e duas colheres de papa.

"No meu tempo a partir de um ano os bebés bebiam leite de vaca"
 
- Espetáculo!!! E no tempo dos meus tetra avós, os bebés de um ano comiam logo a vaca!!!
Aqui as opiniões divergem de pediatra para pediatra. Mesmo os bebés que são amamentados, como é o caso na minha, bebem leite sem ser materno, e a minha bebe leite adaptado, o leite de vaca só vai ser introduzido a partir dos 3 anos. O leite de vaca não tem um quarto dos nutrientes necessários para um crescimento saudável. O sistema digestivo não está preparado para digerir o leite de vaca. Mas como digo, as opiniões divergem e cada um faz o que quer com os seus.

"Não toma banho todos os dias???"
 
-Não, quando era pequenina não tomava banho todos os dias, SO WHAT?!? Não correu a maratona, não andou a cavar batatas, não andou a chafurdar na merda...portanto, qual é o crime??  Dia sim dia não era o suficiente e o risco de constipações diminui para 50%.
Actualmente se ela adormecer antes do banho também não a acordo, a menos que esteja mesmo a precisar, mas nesta fase é quase imperativo o banho diário e por vezes bidiário. Só o cabelo é que é lavado dia sim dia não, tem imenso cabelo e detesta secadores, por isso poupo o sofrimento.

Poderia escrever aqui uma série de situações que no tempo dos meus avós se praticava e que eram tão certas como a teoria geocêntrica, felismente as coisas mudaram e no tempo dos meus netos o que eu pratico hoje será o maior absurdo.

Por isso mô filho...os filhos são vossos e façam o que vos der na real gana, desde que não metam a sua saúde e segurança em risco não há stress, se não funcionar, temos pena, ao menos tentaram!!

Não há nada mais vosso que os vossos filhos!!

A única coisa que eu mantenho do tempo dos meus avós é a papa cerelac!!! ;)



 
 
Este é um dos post que vai ferir susceptibilidades, eheheh!!! SO WHAT???
 
 
Pediatra da Mia : Professora Ana Neto, podem encontra-la aqui , também Autora do Livro de Saúde para pais: “Conheça melhor o seu bebé”, Ed Temas e Debates
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário