segunda-feira, 2 de setembro de 2013

viver como turistas...

Vivemos numa vila muito conhecida, rica em história e muito visitada pelos turistas, os nossos vizinhos são dos melhores produtores de vinho a nível nacional e vem gente de fora para fazer provas e visitas ás caves, temos as famosas tortas, os mal cheirosos queijos, temos os "Esses" e temos a calma do campo bem perto da cidade.
 
Somos felizes aqui, aprendemos a adormecer com o som dos grilos e acordar com o som dos galos e o "cucuruuu" das rolas. É impressionante como por vezes isso consegue incomodar, mas se pensarmos bem, é preferível isso do que o barulho e o fumo dos carros.
 
Os meus amigos reclamam porque vivo longe, eu reclamo porque demoro uma hora a chegar ao trabalho, reclamo no mês de março porque há pó amarelo dos pinheiros em todo o lado, reclamo porque os melros me comem as framboesas e reclamo das romarias que fazem á figueira que se ergue no terreno em frente.
 
Reclamo de barriga cheia...reclamo porque é normal do ser humano, reclamo porque sou parva e o assumo de peito feito!!
 
Ás vezes esqueço-me do paraíso em que vivo e da qualidade de vida que temos por viver na Aldeia, faço questão de saber a Historia e faço questão de estar presente nos acontecimentos tradicionais.
 
Sair de casa de manhã cedinho e ver os coelhinhos a saltaricar pelos campos, passear pelas ruas e poder colher uvas, amoras silvestres, espargos, figos, visitar a vizinha de traz e vir para casa com alguns excedentes da sua horta, a minha filha ver galinhas sem ser depenadas e embaladas no hipermercado, poder mexer nos pintainhos, comer ovos ainda quentes acabados de serem postos, não tem preço...
 
Do que me valia a mim viver neste paraíso e viver confinada aos limites dos meus muros?
De que me valia ter uma vizinhança tão simpática se não pudesse partilhar com eles?
De que me valia ter isto tudo se não tivesse de coração aberto para recebe-los na minha vida?
Nada...
 
Nem sempre estamos dispostos a viver como camponeses, a agitação do nosso dia a dia por vezes limita-nos e se não tivermos MUITA FORÇA para desligar as televisões e ignorar os telemóveis e descolar do sofá, nunca vamos saber o que é viver no paraíso...
 
Acho que só aprendi isso quando a Mia nasceu, ela ensinou-me que existe um mundo para alem da minha vida rotineira e faço questão que ela seja uma camponesa cheia de pinta e que saiba como nascem os legumes, qual o som dos animais, que se arranhe nas silvas, que se suje de terra e fique com os joelhos encardidos...
 
Somos felizes assim...com o pouco que temos e com o muito que recebemos diariamente da natureza...vivemos como uns turistas na "vila" que nos adoptou...
 







 

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tenho o privilégio de ser a primeira a comentar o post da minha terra! É bom viver aqui. Não nasci cá porque fui nascer a outra cidade, mas sempre estive aqui desde que me conheço como gente... São muitos anos desta terra belíssima que é em tudo como descreve. Nos meus tempos de universidade, quando desejei liberdade, recusei-me a viver na Vila, na altura demasiado pequena e fechada para os meus horizontes. Também há um lado perverso nos meios pequenos em que fomos criados, somos conhecidos e não há como levar uma vida discreta e passar nos intervalos da chuva. Estive 5 anos fora e quando casei não me imaginei a viver noutro lugar! As saudades eram imensas e tudo me fazia falta... A família, os amigos, os conhecidos, os que aqui me viram crescer e a Serra! Um dia também irei homenageá-lá, amo-a profundamente e o meu filho vai crescer aqui e irá sentir esta ligação mística que não se explica!

    Parabéns por viver numa terra tão generosa e por saber aprecia-la! :)

    E parabéns pelas fotos, gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqui da Vila?? Que engraçado! Eu não nasci aqui mas sinto que é aqui que estou a crescer. Vivo nesta terra a quase 4 anos e foi aqui que encontrei a felicidade :)

      Eliminar
  3. Foi sem surpresa que percebi que morava cá, pois temos uma amizade de fb em comum de uma página da Vila, que só descobri que era uma página política muito mais tarde! Não faço ideia qual a ideologia, a mim serve-me apenas para estar dos eventos e festas cá da terra.

    Pode ser que nos cruzemos por aí no talho ou na padaria ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb só me apercebi da política posteriormente mas tb a uso para saber dos eventos.
      Já agora, atente ao post agendado para amanha e alinhe nisso. :)

      Eliminar
  4. A tua filha é uma camponesa mas com pinta!! Calção de ganga com galochas da moda ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas aquilo não era para o estilo, era mesmo para nao se picar TANTO. :)
      O ano passado o paizinho mandou vir de Londres umas Hunter rosa shock, mas só este ano é que lhe devem servir.

      Eliminar